Secretaria Municipal de Educação – SME

Secretário: ALTAMIRO GOMES GUIMARAES NETO

 

Telefone: (62) 3551-7054 e 3551-7048

Endereço: PRAÇA JOSE LOBO, CENTRO, ED. SUSSUAPARA, 2º ANDAR


A Secretaria Municipal de Educação é um órgão de assessoramento, consultoria, planejamento, coordenação e administração das políticas públicas relativas à educação do município, bem como planejamento, coordenação e administração das políticas públicas relativas, tem como competência:

I - Planejar, supervisionar e executar a política educacional nos níveis: administrativo e pedagógico; obedecendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, o Plano Nacional de Educação – PNE, Plano Curricular Nacional - PCN e Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação;

II - promover estudos e pesquisas visando melhorar o ensino no municipal;

III - promover, anualmente, cursos e palestras de treinamento e aperfeiçoamento aos professores da rede municipal de ensino;

IV – assegurar um ensino público de qualidade e a democratização da educação infantil e do ensino fundamental;

VII - divulgar programas, projetos, estatísticas e indicadores educacionais no âmbito do município;

VIII - elaborar planos e projetos educacionais para o município, promovendo, inclusive, a alocação de recursos nos âmbitos federal e estadual;e,

IX - exercer outras atribuições inerentes à função, bem como aquelas que lhe forem delegadas pelo Chefe do Executivo Municipal.

 

Programas, Projetos e Ações. Clique Aqui Para Baixar

 

Campanha de combate ao Aedes chega às escolas do município

Campanha de combate ao Aedes chega às escolas do município

Envolvidos na campanha de combate ao Aedes aegiypt , Secretaria de Educação e da Saúde do Município realizaram no mês de março a Campanha intitulada “Bela Vista contra o Aedes”. Buscando a conscientização das crianças para a seriedade da enfermidade que estamos enfrentando e com o objetivo de conscientizá-las sobre quais as ações corretas a serem praticadas, as Secretarias de Educação e Saúde realizou a semana saúde na escola com o tema “Bela Vista contra o Aedes aegypt”, de sete ao dia onze de março. Para encerrar as ações de combate ao mosquito, os profissionais das repartições referidas juntamente com as crianças, fizeram um desfile com as escolas municipais, com a intenção de sensibilizar os adultos Sobre a importância de não deixar o mosquito proliferar.

Última atualização ( Qua, 13 de Abril de 2016 16:25 )

 

Transporte estudantil em Bela Vista recebe manutenção constantemente

Transporte estudantil em Bela Vista recebe manutenção constantemente

Nem sempre as administrações públicas municipais se preocupam com a conservação do transporte estudantil e conseqüentemente com a segurança das crianças que passam horas de suas vidas tentando buscar o que é de direito delas, a educação. Muitas vezes o transporte não recebe a manutenção que lhe é devida e o perigo é constante.

Em Bela Vista de Goiás, mesmo em dias de feriados os motoristas e mecânicos responsáveis pelo transporte estudantil do município não param. O dia que seria para o descanso foi reservado para o importante trabalho de manutenção dos veículos que transportam os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do município.

Em dias de feriado e finais de semana o trabalho de manutenção na garagem das peruas: Kombi, cerca de 40 ao todo, é intensivo para botar as mesmas em condições de segurança para rodagem. Mecânicos e motoristas fazem os ajustes, reposição de peças, limpeza total e outros serviços para que ao voltar nos dias úteis pós-feriado e finais de semana os veículos estejam em perfeitas condições de uso.

Este mesmo tipo de serviço praticado nos veículos terceirizados também é realizado nos ônibus, os amarelinhos, da Prefeitura Municipal, uma exigência da administração municipal. Todo esse cuidado segundo o prefeito é para evitar acidentes, evitando também o sucateamento do transporte estudantil municipal.

Última atualização ( Qua, 31 de Agosto de 2016 09:34 )

 

“... O Plano Municipal de Educação é um documento com força de Lei, que estabelece metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance no município no período de dez anos"

Bela Vista de Goiás se mobiliza e organiza para construção do seu novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2024

A Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Comissão Organizadora e Equipe Técnica responsável pela elaboração e adequação do novo Plano Municipal de Educação realizou neste mês de Abril, na Câmara Municipal de Vereadores a segunda Audiência Pública com o objetivo de ouvir as sugestões e anseios da comunidade frente ao diagnóstico da realidade local, e traçar as metas e estratégias para o Plano Municipal de Educação de Bela Vista de Goiás em atendimento à Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Conforme ressaltou o Secretário Municipal de Educação, Professor Altamiro Gomes Guimarães Neto na abertura da reunião, “... o Plano Municipal de Educação é um documento com força de Lei, que estabelece metas para que a garantia do direito à educação de qualidade avance no município no período de dez anos.Ele aborda o conjunto de atendimento educacional existente no município, envolvendo redes municipais, estaduais, federais e as instituições privadas que atuam em diferentes níveis e modalidades da educação, desde as creches até as universidades. Tratando-se portanto, do principal instrumento da política pública educacional a médio e longo prazo contra a descontinuidade das políticas, pois orienta a formulação de políticas de gestão educacional, referenciando o controle social e a participação cidadã.” Ao gerar maior envolvimento de pessoas, comunidades, grupos e instituições com o desafio educacional, a participação mobiliza compromissos, diversifica as vozes, dinamiza o debate político, além de contribuir para a identificação de problemas a serem superados e de boas propostas, experiências, acúmulos e idéias existentes na sociedade. Também possibilita que a população amplie sua compreensão sobre os processos educacionais e os limites e desafios enfrentados pela gestão pública e, especialmente, pelos gestores educacionais. Para fundamentar a construção do PME, foram estudos e analisados também os principais marcos legais da educação nacional, estadual e municipal, sobretudo a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei Orgânica do Município e o novo Plano Nacional de Educação. O trabalho do Município passará ainda por mais algumas etapas no processo da construção do Plano Municipal de Educação, até sua concretização no mês de junho, na sua totalidade o processo compreende:

1. Sensibilização e mobilização da sociedade e da comunidade educacional; 2. Constituição da Comissão Organizadora e Equipe Técnica; 3. Verificação do Plano Municipal de Educação; 4. Diagnóstico do Município ( demanda, oferta e análise situacional ); 5. Elaboração do Documento Base; 6. Consulta Pública; 7. Apresentar o Plano Municipal de Educação ao prefeito para redigir Projeto de Lei; 8. Enviar o Plano Municipal de Educação ao Legislativo; 9. Aprovação do Plano Municipal de Educação no Legislativo; 10. Plano Municipal de Educação sancionado pelo Prefeito Municipal.

Última atualização ( Qua, 31 de Agosto de 2016 09:44 )

 

Merendeiras participam de curso de capacitação

Merendeiras participam de curso de capacitação

Foi realizado na quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2015, o Curso de capacitação das merendeiras da rede municipal de ensino no período matutino, das 8 as 12 horas, na sede da Escola Municipal Geraldo Clarimundo Prego, Setor Ulisses Guimarães.

O curso foi ministrado pela psicóloga, Jordana Gonçalves (do CRAS) que palestrou sobre o tema: “Autoestima e Higiene Pessoal”. A nutricionista técnica responsável pela alimentação escolar, Janara Lorrayna Siqueira Alves palestrou sobre o tema: “Higienização dos ambientes e conservação dos alimentos”. A administradora, Maria Lúcia Rodrigues Lemes atual coordenadora municipal do PNAE, palestrou sobre o: “Recebimento de mercadorias e controles de consumo e de estoque”.

O Secretário Municipal, o professor Altamiro Gomes Guimarães Neto apresentou as diretrizes para o ano de 2015 e esclareceu dúvidas sobre questões administrativas e da carreira profissional da categoria

No início foi servido um café da manhã para as participantes e o encerramento se deu com a entrega dos certificados para as mesmas. As merendeiras municipais seguiram às unidades escolares, motivadas para um novo ano de trabalho, exercendo suas funções, preparando com amor e dedicação a alimentação escolar dos nossos alunos da rede municipal.

Texto:SME

Última atualização ( Qui, 19 de Fevereiro de 2015 10:10 )

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2